Os principais motivos que no levam a acampar são o gosto pela natureza e por atividades ao ar livre. Para além de proporcionar um contacto mais próximo com a natureza, acampar traz também benefícios para a saúde.

1. Socializar Melhora a Memória

Quando vamos acampar, sozinhos ou acompanhados, existe uma maior tendência para socializar. Sem TVs, sem paredes e a partilha do espaço com os outros campistas criam um ambiente de maior abertura.

Segundo um estudo publicado no Jornal Americano de Saúde Pública, socializar atrasa o desenvolvimento de problemas de memória que ocorrem à medida que envelhecemos.

Convide os amigos, tenha uma maior abertura para com os outros campistas, socialize e melhore a memória.

2. O Efeito do Ar Fresco

Podemos melhorar a nossa saúde ao passar uns dias ao ar livre num local com mais oxigénio e com menos poluentes.

Num ambiente rico em oxigénio o corpo funciona com menor esforço e existe uma aumento da libertação de serotonina, o que contribui para uma maior sensação de felicidade. A pesquisa demonstra que ao passar tempo em espaços verdes melhora a digestão, a pressão sanguínea e o sistema imunitário.

Escolha um parque de campismo num local com bastante vegetação e respire fundo, está a tratar da sua saúde!

3. Bom Humor

Não é por acaso muitos campistas notam uma sensação de bom humor e voltam mais felizes depois de uns dias ao ar livre. A maior exposição à luz solar - mesmo indirecta - equilibra os níveis de melatonina uma das substancias responsáveis por regular o ritmo interno- Quando a melatonina é produzida em excesso pode conduzir a estados depressivos (frequentemente é responsável pelo "síndrome de depressão de inverno" com a diminuição dos dias).

Por sua vez a privação de luz intensa ao anoitecer propicia a produção natural de melatonina, que ajuda a dormir melhor e a acordar bem disposto.

4. A Cura do Sol

Nada melhor do que acordar, sair da tenda para saborear o sol na pele enquanto preparamos o pequeno almoço. Quem é que não gosta do sol no fim da tarde depois de um dia de aventura?

O Sol em excesso causa o envelhecimento da pele e pode conduzir a outros problemas de saúde, mas quando ocorre na altura ideal - fora das horas de maior intensidade -pode favorecer bastante a saúde

Quando apanhamos sol produzimos vitamina D, que contribui para a absorção de cálcio, fosforo.e reforça o sistema imunitário.

5. Reduzir o Stress e Aumentar a Paz de Espírito

Acampar contribui para reduzir o stress, sair da rotina e relaxar sem preocupações. Passar uns dias na natureza reduz o ritmo de vida, a simplicidade e o isolamento do campismo induz um maior relaxamento.

Deixe o trabalho "no trabalho", desligue o telemóvel e deixe o portátil em casa. Tire um tempo para refletir e para meditar, Faça atividades que exigem toda a sua atenção e que o permita abstrair da vida quotidiana.