As tendas e os tecidos modernos têm uma boa resistência à chuva mas existem alguns cuidados a tomar para diminuir ainda mais o risco de entrada de água.

Escolher a Tenda Certa

Se pretende acampar nos meses onde existe uma maior probabilidade de chuva escolha a tenda certa. Esteja atento a determinadas características da tenda.
A cotação de impermeabilidade do tecido é indicada pela altura de coluna de água em 1 cm2 antes que esta penetre o tecido, (por exemplo 3000mm/cm2) quanto mais alto for este valor maior é a impermeabilidade do tecido e a resistência à água forçada pelo vento.
Tendas com tapete para o chão de rebordo elevado permitem um aproveitamento melhor da área frontal em dias de chuva. Para maior conforto opte por modelos com o chão cosido à cobertura. As portas com aba frontal oferecem protecção extra.

Antes de Acampar

Se pretende usar a tenda em tempo chuvoso e se a mesma esteve guardada por um longo período de tempo, verifique a impermeabilidade antes do próximo acampamento.
Monte a tenda e faça uma inspeção das fitas de impermeabilização das costuras no interior da cobertura. Teste a impermeabilidade da tenda: encharque o exterior com uma mangueira durante 15 min. Caso verifique a passagem de água, recomendamos que use selante ou spray de impermeabilização nos fechos e costuras.

Tenda Nova

Não é garantido que uma tenda nova seja 100% impermeável logo na primeira utilização. Nas primeiras utilizações em chuva pode entrar água pela costura entre a cobertura e os fechos zip. Isto ocorre porque a agulha que faz a costura é de diâmetro superior à linha. A linha usada nestas costuras foi criada para dilatar e preencher os furos da agulha após ser encharcada e secar naturalmente por uma ou duas vezes.

Para impermeabilizar as costuras do fecho faça o seguinte: antes do primeiro acampamento, monte a tenda num dia de chuva ou encharque o exterior com uma mangueira durante 15 min. De seguida, deixe secar naturalmente ao ar livre. Repita este processo uma ou duas vezes. Isto irá dilatar as linhas de costura e preencher os buracos da agulha. Se mesmo assim detectar algumas gotas, marque o locar e use um produto de impermeabilização. Desta forma vai garantir que não existem surpresas durante o acampamento.

No Parque de Campismo

Se existe a probabilidade de chuva podemos reduzir o risco de entrada de água e melhorar as condições de campismo com os cuidados seguintes:

  1. Monte a tenda num local abrigado do vento. Os ventos fortes podem fazer com que a água seja forçada a entrar pelos orifícios microscópicos do tecido, pelas costuras ou fechos.
  2. Escolha um locar elevado onde não exista o risco de acumulação de água no chão.
  3. Ao montar a tenda, não estique demasiado os pontos de fixação, recomenda-se que não utilize demasiada tensão de forma a tornar a tenda mais flexível e aumentar a resistência a ventos fortes.
  4. Evite tocar ou ter algum objeto encostado ao interior da cobertura (por exemplo: sacos, mochilas), isto fará com que a água penetre no tecido.
  5. Para evitar a condensação no interior certifique-se que os pontos de ventilação estão desimpedidos. O arejamento evita a acumulação de ar húmido que de outra forma condensa em contacto com a cobertura impermeável.

Com alguma precaução podemos fazer campismo em qualquer altura do ano e encarar a chuva uma forma mais descontraída.

Se conhece outros truques e dicas para acampar com chuva partilhe connosco. Deixe o seu comentário em baixo.