Nos grupos de caminhada há sempre um elemento que tem dificuldade em distinguir as mariolas ou encontrar as marcações do trilho. Acordar bem cedo de manhã também não ajuda... Felizmente existem dois plantas muito apreciadas pelo seu aroma e uma até permite fazer um óptimo chá.

Um estudo recente demonstra que o Alecrim e a Hortelã-Pimenta têm um impacto significativo na memória e atenção.

O Alecrim pode até ser usado antes de sair de casa. É ideal para quem se esquece com facilidade de parte do equipamento ou de mantimentos. O seu aroma melhora a memória futura - a capacidade de nos lembrarmos de algo a fazer.

Hortelã-Pimenta

Foram testados 180 voluntários após consumir um chá de Hortelã-Pimenta ou Camomila. Como controlo um grupo bebeu apenas água quente. Os testes de cognição revelaram que a Hortelã Pimenta proporciona um melhoramento no humor, cognição, um aumento da memória de longo e curto termo bem como a atenção. Pelo contrário a Camomila teve um efeito calmante e sedativo, com um abrandamento significativo da velocidade de atenção e memória.

Alecrim

Noutro teste, realizado com 150 voluntários, os indivíduos foram colocados numa sala aromatizado com Alecrim ou numa sala de controlo, sem aroma. O grupo exposto ao Alecrim demonstrou melhor capacidade de relembrar tarefas a executar. Também houve um melhoramento do estado de alerta e atenção..

Este estudo foi realizado no Departamento de Psicologia da Universidade de Northumbria, no top 20 das das universidades do Reino Unido, avaliado pelo Research Excellence Framework.